domingo, 3 de janeiro de 2016

#ProjetoVida

Olá, pessoal, tudo bem?

Como prometido e como meta pessoal, quero alimentar mais o blog este ano. É um lazer que às vezes acaba tomando tempo e acabo deixando de lado.

Como meu forte é falar mais sobre o cotidiano do que moda e maquiagem, que a maioria dos blogs fazem, resolvi fazer uma postagem com o nome “projeto vida”.

Por quê? No decorrer do ano passado, dei uma descuidada e engordei 3 kg. Mesmo não tendo deixado a academia (que amo de paixão), a dieta foi meio que para o espaço.

Então, como outra meta para 2016, quero me colocar na linha novamente e meu namorado junto. Por isso, hoje vou postar os dois treinos que fiz em casa no dia 30/12 e  02/01, que são fáceis, utilizando o método “Tabata”. Como ainda estava de férias e a academia também, precisei dar uma “enjambrada”.

O método Tabata consiste em um volume que oscila entre 7 e 8 séries, de exercícios aeróbicos, que podem ser caminhada, bicicleta, transport ou qualquer outro. Cada série consiste em 20 segundos de intensidade elevada a 170% do Vo2 máximo. Ao fim de cada série, utiliza-se um descanso ativo de 10 segundos. Neste descanso ativo não se deve parar, mas apenas diminuir a intensidade. Por exemplo se você for usar a corrida, neste descanso ativo você pode tanto caminhar como correr em baixa velocidade.” (Sandro Lenzi, treinodemestre.com.br)

Este ano completa 10 anos que pratico musculação regularmente, me sinto confortável em fazer exercícios em casa. Caso você nunca tenha praticado, não se sinta segura, o ideal é procurar a orientação de um profissional da Educação Física para você não se lesionar, ok?

Treino na escada dia 30/12/15

Como não tinha certeza se o que eu tinha planejado fazer na escada daria certo, fiz o cronograma dos exercícios:

Para aquecer - Polichinelo
- Agachamento
- Avanço
- Panturrilha
- Tríceps “banco”
- Apoio
- Sobe / desce escada correndo.

Deu certo meu treino? O tríceps devido à altura entre um degrau e outro, não deu muito certo, pois o movimento acabou ficando curto, então acabei fazendo apenas 1 Tabata de 20 segundos.
 O apoio foi bem difícil, pois minha mão escorregava, pois já estava suando. Fiz apenas 2 Tabatas de 20 segundos.
Fora isso, os demais foram realizados com 20 segundos de execução, 10 segundos de intervalo por 8x. Esse treino durou cerca de 20min.



Treino na escada dia 02/01/16

Antes desse treino pensei um pouco mais nos exercícios que iria fazer, para não dar errado o cronograma como no outro dia. Desta vez levei os alteres junto para fazer exercícios de braço. Pensei em fazer um pouco mais longo também, 9 exercícios, o que totalizou quase 40min.

- Corrida no ar (aquecimento)
- Agachamento
- Avanço
- Panturrilha
- Stiff
- Desenvolvimento
- Bíceps alternado
- joelhada x soco no ar
- subir / descer escada correndo

Todos também foram realizados com 20 segundos de execução, 10 segundos de intervalo por 8x.



O aplicativo que usei para cronometrar e contar os “Tabatas” foi o Tabata Timer, é um dos mais completos que achei. Ele tem parte de programação de segundos de execução, intervalos, quantos exercícios serão feitos, além do que, ainda deixa salvo no calendário os dias que você fez, é possível salvar os nomes dos exercícios que foram feitos, e bater foto. Gostei bastante!

E aí, gostaram do meu treino enjambrado? rs.
Ao longo do ano irei postar mais sobre meu #projetovida.


beijos

5 comentários:

  1. Fiquei só no simulador e subindo as escadas correndo mesmo kkkkk
    Fiz também umas flexões, mas perdi a força :( dusahudsa
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei só no simulador e subindo as escadas correndo mesmo hahah.
    Até fiz umas flexões, mas perdi os músculos que tinha kkkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabela! Vi q vc fez a cirurgia da joanete nos dois pés. Eu preciso fazer no meu pé direito, mas tenho um pouco de receio. Notei que gosta de fazer bastante exercícios físicos, não sente dores nenhuma mais após a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heloise,
      Costumo dizer que cada caso é um caso, e cada pessoa reaje de um jeito, tanto na recuperação, quanto depois.
      Ao mesmo tempo que expus minha cirurgia para encorajar as pessoas, tem certas coisas que não tem como me usar como parâmetro, pois no meu pé esquerdo eu fiz uma cirurgia muito mais complexa do que apenas joanete.
      Então se for levar em consideração meu pé direito (que fiz apenas joanete), sim, dá para voltar 100% normal após cerca de 3 a 6 meses, dependendo da orientação médica. Tem gente que volta antes ainda.
      Mas meu pé esquerdo que eu "colei" a articulação com o enxerto, as vezes sinto um pouco de desconforto, dependendo do exercício, e perdi uns 15 ou 20% do movimento.
      Mesmo assim, já faço tudo na academia, inclusive correr :D

      Excluir