domingo, 23 de março de 2014

Cirurgia de joanete (Hallux Valgus) - 2



Em fevereiro, a cirurgia que fiz, foi com uma técnica um pouco diferente de outubro, pois o problema era um pouco menor, e o médico disse que utilizar a mesma técnica seria evasivo de mais, por ser uma cirurgia seguida da outra.


Então a correção foi para Hallux Valgus (vulgo joanete), com a técnica de “Osteotomia ou pseudartrose dos metatarsos/falanges” e “Neurólise das síndromes compressivas” medicamente falando, no pé direito.



Para saber o motivo que resolvi operá-las leia o post Cirurgia de joanete (Hallux Valgus) AQUI.



A previsão do ano passado para operar o pé direito era final de fevereiro, inicio de março, pois aí o meu pé esquerdo já estaria pronto para suportar o peso do meu corpo. No entanto, quando retornei a consulta em janeiro, o médico disse que minha recuperação foi ótima, e que assim que a Unimed aprovasse a requisição, poderíamos marcar a data da cirurgia.


Ela acabou sendo meio de supetão, pois numa quinta-feira (6/02) a secretária me ligou falando que uma pessoa desistiu e se eu poderia fazer a cirurgia na segunda-feira. Claro que aceitei.



Então no dia 10 de fevereiro, estava entrando novamente na sala de cirurgia.

 

De novo, todo meu procedimento teve os custos “cobertos” pelo plano de saúde.

Como na primeira eu passei muito mal por causa da anestesia, falei para o anestesista e ele alterou um pouco a dose e foi uma Rack com morfina, desacordada.



Com essa anestesia eu dormi bem menos no hospital, deu até tempo para ficar entediada hahaha. Também tive alta na terça de manhã, mas diferente de outubro, já pude sair andando com a sandália especial (baruk). E voltei assim para casa...




 Diferente do pé esquerdo, no pé direito senti muito incômodo ao andar nos primeiros quinze dias, dava uma dorzinha, mas era por causa dos pontos. Parecia que eles queriam explodir, então até eu tirar os pontos, procurei ficar mais deitada com o pé pra cima.



As primeiras semanas foram iguais ao pé esquerdo, três dias depois da cirurgia fui trocar o curativo e dez dias depois tirar os pontos.

 





Graças a uma vitamina que comecei a tomar, notei a diferença de cicatrização do corte.




Meu pé esquerdo voltou a inchar um pouco, por ter que carregar o peso do corpo “sozinho”, mas não senti dor, sentia bastante cansaço nos pés. 
O pé direito ficou bem menos roxo e por menos tempo, até porque o “trauma” foi bem menor. Pelo que o médico disse, ficou bem menos inchado do que deveria também, ainda mais pelo calor que estava fazendo por aqui.



 Com quase 3 semanas, no feriado de carnaval, eu, meu namorado e uns amigos viajamos para Santos para visitar uma amiga. Foram 3 dias sem o pé pra cima, passeando bastante, mas foi tranquilo.





E novamente foi uma recuperação SUPER tranquila, e na quinta passada (20/03) depois de 6 semanas fui liberada de usar a sandália. De novo o médico ficou surpreso com o a minha rápida cicatrização e ainda fez a brincadeira “cada vez que te vejo já tais quase correndo”. Fiquei muito feliz por isso.





Meu antes e depois do raio-x ficou assim...





E já tenho uma previsão para voltar para academia *-*, dia 10 de abril, quando fechará 6 meses do pé esquerdo e 2 meses do pé direito. Claro que vou ter que evitar exercícios com muito impacto até maio, mas não tem problema.


Espero que eu possa encorajar muita gente  e acabar com o “mito” de que é uma cirurgia horrorosa, como realmente era no passado. Mas as técnicas evoluíram e tudo ficou mais fácil :D

Um pouco inchadinhos ainda, mas com um resultado maravilho! Já estou até pintando as unhas dos pés toda semana *-*



 PS: Gostaria de agradecer meu namorado lindo, que cuidou de mim com muita dedicação em ambas as cirurgias, até mesmo depois de eu não precisar mais tanto de ajuda. :D

57 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar. Não aguento mais a dor e depois de ver a radiografia, terei que operar. Torço para que tenha um recuperação tão boa assim. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz!! Boa sorte. Abraço :)

      Excluir
    2. Oi, gostaria de saber o nome do médico e em que cidade fizeste a cirurgia. Cláudia sittoni, bagé RS

      Excluir
  2. o que voce usou para ajudar a cicatrizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Usei uma pomada Chamada Contractubex, por uns 40 ou 50 dias. O médico receitou :)

      Excluir
  3. Mulher fala de preços por favor! Já li que a unimed cobriu a cirurgia... Mais não pode dizer o preço da ditacuja? Assim só pra saber quantas moedas os pobres que não tem plano de saúde tenque juntar hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah!!
      Hahaha, na verdade eu não tive acesso aos valores. Mas, com meu médico sei que é em torno de 5 mil, dependendo de cada caso. :)

      Excluir
  4. Oi Isabela! Fiquei muito feliz em ver sua recuperação e como seus pés ficaram bonitos!! Minha cirurgia é na segunda-feira agora e estou um pouco ansiosa e nervosa também. Mas espero em breve voltar aqui para contar que foi tudo bem! Gostaria de saber qual vitamina você tomou pra ajudar na cicatrização? Fico no aguardo, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda, fico esperando você contar como foi mesmo!! Você também é de Blumenau?
      Tomei duas vitaminas, uma é o Coconut Oil da Polishop, e a outra comprei em loja de suplementos, All Nutron - Safe Vitamins.
      beijos

      Excluir
    2. Olá Isabela!! Muito obrigada pelo seu retorno...vou em busca destas vitaminas!! Sou de São Paulo capital! Beijos!!

      Excluir
    3. Olá, Amanda!! De nada. É sempre bom dividir experiências. Espero que a sua cirurgia seja tão tranquila quanto a minha. A vitaminha que comprei na loja de suplementos, foi no musculosnaweb.com.br, mas eles não tem mais. Aí em SP deve ter nas maiores lojas. Beijos

      Excluir
    4. Oi Isabela!!! Graças a Deus ocorreu tudo bem na cirurgia ontem! :-) Hoje voltei para casa e estou deitada. Mesmo com a sandália baruk não consegui colocar o pé no chão, senti uma pressão no pé e um mal estar. Mas acho que aos poucos vou me acostumando!! Obrigada por também dividir suas experiências!! Vou procurar por essa vitamina. Grande beijo!

      Excluir
    5. Olá, Amanda!!
      Que ótimo! Quando operei o pé esquerdo demorei um pouco para sentir firmeza em colocar o pé no chão. Demorou uns 15 dias mais ou menos, porque o médico me obrigou, rsrs.
      Mas no pé esquerdo foi o que fiz enxerto ósseo, ele disse que era normal.
      As vezes demoro para responder, mas vai me contato, que uma hora eu vejo o comentário, hahaha. Beijos

      Excluir
  5. Oi Isabela! Que bom saber da sua experiência porque hoje completou 10 dias da cirurgia e meu pé está bem inchado...não tenho coragem de colocar ele no chão com a robofoot!! Mas quarta-feira vou tirar os pontos e acho que ele também vai me obrigar a colocar no chão, rsrs!! Isa, no início, quando usou a bota robofoot, você colocava o pé todo no chão ou só o calcanhar para andar? Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! Provavelmente ele vai dizer para você andar sim. Meu médico disse que andar ia estimular a circulação e ajudar na cicatrização.
      Mas até tirar os pontos eu sentia muita pressão nos pontos, como se eles quisessem explodir. Bem ruim.
      O modelo da tua sandália é da alta igual a minha? Ou é aquela mais baixa?
      Eu colocava só o calcanhar, depois com o tempo conforme ia vendo que já estava melhor, ia fazendo o movimento mais completo do pé, mas a minha sandália era alta, então nunca colocava a parte da frente no chão. Só depois que pude andar sem mesmo.
      beijos!!

      Excluir
    2. Oi Isabela!! A recuperação está a cada semana melhor!! Agora estou colocando o pé no chão só com a robofoot, ela tem apoio em toda a extensão do pé, consigo apoiar a parte da frente também, mas ele não me autorizou a andar sem muletas, para não colocar o peso todo do corpo sobre o pé. Perdi muita musculatura da perna durante essas semanas. Nossa, minha perna afinou bastante. Você também passou por isso? O médico disse que tudo volta ao normal, principalmente quando voltar a academia... Que bom!!! Beijos!

      Excluir
    3. Olá, Amanda!!
      Que ótimo! Fico bem feliz. Mas quanto a musculatura passei por isso também e foi bem triste, rsrs. Levando em consideração que eu treinava pesado na academia. Dava para ver nitidamente a diferença de uma perna para outra (no meu caso).
      Mas você esta usando uma sandália tipo aquelas de quando quebra? A fechada?
      Sim, depois volta... É só porque como acabamos trabalhando menos com uma perna e mais com outra, fica assim. Mas depois passa, fica tranquila! rs
      beijos!!

      Excluir
    4. Oi Isa, desculpe a demora em responder! Agora já estou deixando a botinha, mas é essa mesmo de quando o pé está quebrado. Minha cirurgia foi mais complicada porque eu tinha a joanete no dedão e no último dedinho, além disso corrigi o segundo dedo que tinha uma curvatura e um tamanho grande em relação aos demais. Estou andando sem a bota em casa, mas sinto meu pé muito rígido e inchado. A recuperação está sendo bem lenta, mas sem dor!! Beijos!!!

      Excluir
    5. Oi, Amanda! Que ótimo... Mas achei estranho a botinha que usasse, apesar de ter mais correções, rs.
      Demora para passar o inchaço mesmo, infelizmente. Ficou muito roxo? Não sei você, mas o meu o médico disse que poderia perder até 20% do movimento do dedão, por conta do enxerto ósseo, que é como se tivesse "colado" a articulação. E sinto que perdi um pouco mesmo :( ficou bem rígido.
      Que bom que não esta doendo também!!
      Vai me contando... bjsss

      Excluir
    6. Oi Isabela!! Quando ando bastante e chega ao fim do dia, meu pé fica muito roxo, fica horrível... Pela manhã, ele está bem desinchado, mas a cor ainda é estranha.
      Ele não chegou a comentar sobre a perda de mobilidade, mas meu dedão quase não mexe. Parece que vai quebrar se eu forçar, é uma sensação estranha. Isabela, você lembra quanto tempo demorou para andar normalmente e voltar a colocar um calçado no pé? Hoje consegui colocar um crocs! Obrigada e uma ótima semana!!

      Excluir
    7. Olá, Amanda!!
      O meu pé esquerdo ficou bem horrível de roxo, demorou mais de um mês para sair completamente. Passei aquela pomada herudoide para ver se saía mais rápido, mas acho que não fez diferença nenhuma. O pé direito não ficou muito, e em menos de um mês já saiu tudo.
      Vais precisar de fisioterapia? Algumas pessoas fazem, pelo que o meu médico disse.
      Depois de 7 semanas, quando voltei no retorno ele já me liberou para usar calçados que tivessem amortecedor. Comecei a usar tênis a partir dali, em casa eu andava descalço mesmo, mas quando precisava sair usava tênis.
      Usei sapatinha numa formatura,mas fiz um curativo com gaze em cima da cicatriz, porque era bem desconfortável a costura da sapatinha em cima.
      Só que eu sempre fui de usar mais tênis do que qualquer outro sapato, então dificilmente tinha alguma ocasião que usava outros calçados.
      Esse mês fez 2 anos que operei o pé esquerdo, já usei salto 7cm +-. Mas devido ao meu enxerto, salto mais alto que isso ainda não consigo colocar. No pé direito consigo, mas no esquerdo não kkkk.
      Boa semana e bom feriado, bjs.

      Excluir
  6. Olá Isabele Parabéns pela força. . hoje fazem 12 dias que fiz a cirurgia nos dois pés.. e só consigo me afirmar com as muletas,só com a sandália nao me sinto segura parece que cada passo que dou automaticamente movimento meu dedo.. andei abusando esse findi caminhei bastante dentro de casa..(abusei achei que estava bem) e agora estou com dores.. e muita coceira.. Será que demora muito pra colar o osso!? E depois que tira os pontos fica quanto tempo ainda com os pés elevados, e tendo cuidado, pois doi todo o corpo de ficar parada.. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel, desculpe a demora!
      Conseguisse fazer os dois no mesmo dia? Que guerreira!! Mas não precisasse de uma cadeira de rodas para facilitar?
      Olha, eu acho que abusei bastante também, pq saia para assistir os treinos do meu namorado, ia na casa da minha sogra, passeava bastante, mesmo sabendo que o ideal era ficar de repouso. A cicatrização do osso vai de pessoa para pessoa, mas acredito que deve ser mais ou menos o período que temos que ficar com a sandália.
      Não sei dizer quanto tempo fiquei com os pés elevados, pois mesmo depois de tirar os pontos, quando tirei a sandália, sempre que podia eu deixava os pés para cima. Nem que fosse 30min por dia. Fiz isso por vários meses, e até hoje, sempre que tenho tempo deixo também (essa semana faz 2 anos que operei o pé esquerdo e 1 ano e 8 meses do direito).
      beijos

      Excluir
  7. Olá Isabela
    Eu também fui operada aos joanetes e dedos em garra nos dois pés. Fui operada pela técnica mini-invasiva percutânea. Hoje, com 56 dias de operada estou a andar perfeitamente com tênis e as poucas dores que tenho às vezes são pelo facto de estar a fazer exercícios físicos por indicação do meu médico, para não ficar com rigidez nos dedos, em especial nos hallux. Posso dizer que os meus dedos estão já com grande mobilidade. Tal como a Isabela, habituei-me a, sempre que me sento em casa, coloco os pés elevados, porque isso facilitou muito a minha recuperação. Isso e o muito gelo que fiz. Os pés não estão inchados, têm a cor que sempre tiveram e os dedos estão direitos.
    Não vou dizer que a intervenção foi indolor porque isso não é verdade. Doeu bastante nos 1os quatro dias porque nunca tomei analgésicos ( não posso tomar), mas progressivamente as dores foram passando e agora já guio, já saio para todo o lado. O aborrecido é que só posso usar tênis e, como sou vaidosa, gosto do sapatinho de salto mas...por enquanto isto é-me proibido! Daqui a um mês volto a dizer alguma coisa.
    Boa noite e parabéns pelo seu blog. Fazia muita falta um atualizado. Os outros que estão na NET já estão muito desatualizados.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marley,
      Que ótimo!! Para academia acabei demorando um tempo para voltar, mas foi mais por medo mesmo. Mesmo assim, acredito que é de grande valia para recuperação.
      Eu já sou ao contrario, se pudesse fazer tudo de tênis eu faria, rs.
      Me mande noticias sim!!
      Abraço

      Excluir
    2. Darei notícias. Grande abraço.

      Excluir
  8. Ola Isabela
    Como prometi vou dar notícias acerca da minha cirurgia. Aqui em Portugal está frio e, por causa disso, neste momento eu sinto dores em algumas articulações dos pés, o que nunca me havia sucedido antes. Julgo que,pelo facto de toda a estrutura do pé ter sido mexida, deu origem a que, pequenas artroses que eu teria, se manifestassem agora. Faço massagem com pomadas analgésicas e anti-inflamatorias e lá vou andando, umas vezes de tênis, outras de sabrinas. Ainda não fiz três meses de cirurgia. Faltam 4 dias, mas eu já queria não sentir dor nenhuma, o que não se verifica. Em relação aos pés, estão muito direitinhos e as cicatrizes já quase não se veem. A recuperação é demorada e aborrecida. Às vezes dou comigo arrependida de me ter operado, porque contínuo a só poder usar o que usava antes...ténis!!! Mas depois leio o seu blog e vejo que levou muito tempo a recuperar totalmente e isso da-me coragem para continuar. Não é fácil para uma pessoa ativa como eu sou.
    Bom, para quem se vai operar lembro que é preciso ter uma grande dose de paciência para fazer uma boa recuperação. Nada de facilitar porque isso só atrazara o processo.
    Grande abraço
    Marley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marley,
      Fiquei bem feliz que voltasse a escrever!
      Não sei como é o frio em Portugal (apesar de ter muita vontade de conhecer o país), e também as minhas cirurgias fiz no verão aqui no Brasil, então realmente não sei se o clima e temperatura podem influenciar em algo.
      Eu também sempre fui bem ativa, e fiquei com muito tédio na minha recuperação, ainda mais que quando estava recuperada de um pé, logo operei o outro, rsrs.
      Mas desde que operei o pé esquerdo (outubro/2013) até eu voltar para academia demorou exatamente um ano, porém o médico já havia me liberado voltar 6 meses depois. Mas por questões financeiras (eu não estava trabalhando) e um pouco de medo, voltei quando completou exatos 1 ano.
      Talvez a curto prazo você se arrependa, mas espero que a longo prazo você fique feliz! Eu Estou com 2 anos e 3 meses da cirurgia do pé esquerdo e 1 ano e 11 meses do pé direito.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. O arrependimento passa depressa. Tem a ver principalmente com o facto de a recuperação ser muito lenta e chata. Estou melhor de tudo em geral. Penso que daqui a três meses estarei ótima.
      Grande abraço

      Excluir
    3. Oi, Isabela! Hoje completa 8 dias que fiz a cirurgia do pé esquerdo... Ando apenas com as muletas e fico em repouso o dia todo. Quando me levanto, sinto dor no pé e formigando... Sentia isso também? Obrigada. Samara.

      Excluir
    4. Oi, Marley!
      Que ótimo... E realmente, como ficamos "sem fazer nada", acaba sendo uma recuperação lenta mesmo. Dia 20 minha irmã operou os dois pés juntos. Esta revesando entre a casa da minha mãe e aqui para recupareção. Também acho que em 3 meses estarás ótimo! Abraço

      Excluir
    5. Oi, Samara!
      Andei 15 dias de muletas até pegar confiança para andar sem. Mas nesses primeiros dias fiquei mais de repouso também. Não sentia dor não, apenas uma pressão. Formigamento confesso que não me lembro, mas deve ser por causa da cicatrização.

      Excluir
  9. Boa tarde, gostaria de saber se você perdeu o movimento do dedo, pois fui em um ortopedista que me informou que após a cirurgia eu perderia o movimento do dedo!

    ResponderExcluir
  10. Olá. Izabela, fiz minha corurgia a 3 meses e sinto dores ainda ao caminhar, a minha foi como a sua do pé esquerdo, era um caso mais grave. Agora estou conseguindo colocar tênis e camimhar todos os dias,apesar das dores. Com quanto tempo vc já podia correr? E fazer atividades mais pesadas? Gosto muito de fazer trilha e não sei quando vou poder voltar a fazer e quando a mobilidade dos dedos, eles estão um pouco duros. Vc perdeu um pouco da mobilidade?
    Obrigada. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline... Para atividades com impacto ele me liberou 6 meses depois. Mas, eu só tive coragem de voltar quando completou 1 ano.
      Correr foi aos poucos, no inicio não conseguia muito, e aos poucos fui aguentando mais. No pé esquerdo perdi um pouco sim.
      Abraço

      Excluir
  11. Olá Isabela??? Minha mãe fez e terá que refazer> Tadinha não teve tanta sorte assim. Mas qual foi seu especialista que fez sua cirurgia???

    ResponderExcluir
  12. Olá Isabela que bom que sua cirurgia deu certo. Minha mãe fez e terá que refazer, tadinha. Agora estamos escolhendo um especialista com referencia para ela fazer. Fez particular pagou muito caro e não deu certo. Estamos pesquisando tudo para que dessa vez ela tenha sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rô, uma pena mesmo!
      Você é de onde? Infelizmente já me contaram histórias parecidas com a sua mãe. Uma moça da minha cidade, foi no mesmo médico que eu depois e ele ia cobrar 3x mais para "consertar" :(
      O médico que eu operei foi o Rodrigo Batista Pereira, de Blumenau. Super recomendo ele!

      Excluir
  13. Bom dia Isabela, na sexta-feira (24/06) vou "entrar na faca" também, confesso que estou com um pouco de medo do pós, se vai ficar bom, se vou andar normalmente etc. Gostei muito de ler a sua evolução aqui no Blog e me deu mais certeza de que estou fazendo o melhor. Tenho 26 anos e sempre tive joanetes e joanetilho, herança da vovó paterna (rs). Pé esquerdo também mais grave que o direito. Obrigada e boa recuperação total. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris, desculpe a demora!
      Que bom que você decidiu, hoje já deve estar bem recuperada... Como passou?
      Fiquei feliz com seu comentários.
      Abraços!

      Excluir
  14. boa noite
    Fiz a do pé esquerdo dia 27/06/16, ainda estou com os pontos, depois farei o direito.
    pensei que fosse uma cirurgia mais rápida de cicatrizar rs
    o que eu mais quero saber, é , qnto tempo depois, poderei usar sandalias de salto alto? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Desculpe a demora...
      Você esta passando alguma pomada? Eu usei uma bem boa, que me ajudou bastante com a cicatriz, hoje ela quase nem aparece.
      Nunca fui de usar muito salto, rs. Mas meu médico aconselhou usar só após um ano.

      Excluir
  15. Oi isabela ,hoje faz 8 dias que operei, com quanto tempo é possível andar percursos pequenos como pegar um ônibus por exemplo.meu médico me deu apenas 1 mês de atestado e logo terei que trabalhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniele, se ele te deu apenas um mês, acredita que sua recuperação será rápida. Mas você irá no consultório antes desse um mês né? Caso precise de mais tempo, ele pode prorrogar depois também.
      É difícil dizer em quanto tempo, pois cada caso é um caso, e cada um se recupera de formas diferentes. E confesso que não sei te dizer quanto tempo levei para pequenas distâncias.

      Excluir
  16. Oi Isabela, vou precisar fazer este procedimento cirúrgico, porém meu médico autorizou fazer nos dois pés de uma só vez, como você já fez, sabe me dizer se irei conseguir caminhar ??? Estou preocupada em não conseguir andar nem pra ir ao banheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! sim, cada caso é um caso. Minha irmã também operou os dois pés juntos. Nos primeiros 4 a 5 dias, possivelmente você precisará de ajuda. Mas depois, com a sandália baruk, você conseguirá andar sim.

      Excluir
  17. Olá Isabela! Vc comentou que na dua primeira cirurgia passou msl devido a anestesia. Oque aconteceu? Pq isso é o meu maior medo😆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cada organismo responde de uma maneira. Eu acabei passando mal, mas não significa que todos passam. Não precisa ter medo ;)

      Excluir
  18. Olá Isabela! Vc comentou que em sua primeira cirurgia passou mal devido a anestesia. O que aconteceu? Pq esse é meu maior medo

    ResponderExcluir
  19. Oi isabela, tbm sou de Blumenau e recentemente fiz a cirurgia nos dois pés. Hoje fazem 6 dias que fiz e já estou saracutiando desde o primeiro dia hahaha claro que com todo cuidado! Já me sinto muito cansada de ficar deitada e de ficar dependendo do meu marido sabe, amanhã vou tirar meu curativo e estou com medo... queria saber quanto tempo você demorou pra andar mesmo sem a baruk e quanto tempo seu médico deu de afastamento do trabalho, e quanto aos meses de recuperação. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Fez com que médico?
      Eu não fiquei afastada do trabalho, pois na época eu era autonoma, tinha uma loja virtual. Fez os dois pés e conseguiu saracutiar? rsrs
      Pude tirar a sandália após 7 e 6 semanas.
      bjs

      Excluir
  20. Olá Isabela, será que demora pra fazer a cirurgia pelo Sus? Tenho essas horríveis Joanete nos dois pés mas não tenho condições de pagar e dói bastante me impossibitando até de usar tênis.. é um tormento pra mim!! Meu sonho é operá-Los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! Infelizmente não tenho noção nenhuma do tempo para operação pelo SUS :( não sei nem como funciona. O ideial era já procurar um médico, pois quanto antes, antes a operação chega :)

      Excluir
  21. Olá Isabela, será que consigo fazer a cirurgia pelo Sus? Meu sonho é operar. Tenho joanetes nos dois pés e é um tormento pra mim mas, não tenho condições de pagar. Sonho com o dia que eu olhe nos meus pés e verei eles livres desse horror..

    ResponderExcluir
  22. ola! Estou adindo faz tempo a cirurgia. Dizem que tem varios tipos e o médico que fui falou que iria fazer uma menos agressiva de corte em V, essa por acaso foi a que vc fez? vc colocou parafuso ou pino? pode usar salto depois? esteticamente vc acha q corrigiu td? ele me disse que se for corrigir e deixar 100% retinho, ficarei com o dedo curto e estranho. Vc acha q tem risco de voltar? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Esse ano faço 4 anos de cirurgia, e sim tem vários tipos e técnicas. A técnica que usei foi "Osteotomia ou pseudartrose dos metatarsos/falanges” e “Neurólise das síndromes compressivas”, agora o que isso diz no vocabulário popular, não sei kkkkk.
      No pé esquerdo coloquei só pino, no direito os dois. Esteticamente achei que ficou lindo! rs. É que tem o 100% de acordo com a anatomia normal do pé, o meu achei que ficou 100%. Só o pé esquerdo como eu fiz enxerto na articulação, perdi um pouco do movimento, acho que uns 15% mais ou menos.
      Acho que tudo que é bem cuidado não volta. Eu cuido muito com os tipos de sapatos que compro, para cuidar.

      Excluir